quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai

Comemora-se hoje na Europa o dia do pai.
Uma pequena busca pela Internet dá para verificar que, tudo gira à volta da comercialização e em como oferecer a melhor prenda.
Não sou pessoa para deixar que o verdadeiro sentido das coisas ou comemorações se percam por causa da comercialização desproporcional que são alvo.

Mesmo o Natal - talvez a maior expressão desses exageros - não perde o seu sentido devido aos "pais" Natal, presépios, luzes, etc., para os cristãos que sabem o que se celebram em cada época festiva sem se deixarem influenciar pelo "barulho" da publicidade.

O dia do pai pode e deve ter um significado importante, apesar de não poder desejar um bom dia ao meu, porque já partiu para Deus à alguns anos.
Mas posso honrar a sua memória cumprindo tudo o que me ensinou, guardando os seus ensinos, lembrando as lições - tanto as agradáveis como as desagradáveis - que me proporcionou e transmitindo aos meus filhos toda a experiência de vida que fui alvo como descendente de alguém que fez o melhor que sabia para me proporcionar uma vida estável e prometedora.

Outro aspecto importante é o sentido de paternidade que está tão ausente na sociedade actual.
Filhos órfãos de pai, mesmo com eles vivos, são uma realidade angustiante que tem de ser combatido por todos.

Cristo na sua revelação e manifestação terrestre, apresentou o Pai como figura determinante na estrutura de um sentido para a vida e propósito.
A comunhão com o Pai, a total dependência d'Ele, o significado que deu a todos os actos e decisões importantes e principalmente, a confiança absoluta em todas as determinações do Pai.

O dia do Pai para mim é mais que uma comemoração ou uma data que eleva esta figura determinante na família e sociedade; é a afirmação que temos um Pai que não é surpreendido por nada e que tudo proporciona para que os seus filhos tenham as condições para triunfar na vida e reinar com Cristo sobre todas as circunstâncias que surgem.

Feliz dia do Pai para todos e, se estão a pensar oferecer uma prenda aos vossos pais, não esqueçam de o fazer também ao vosso Pai celeste que cuida de vós como ninguém.

Que o Pai do céu vos abençoe ricamente.

João Pedro Robalo

1 comentário:

  1. É verdade, dia e noite, sem parar. Quando temos consciência disso ou não Deus cuida de nós.

    "Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons"

    obrigada pela visita ao blog, que Deus o abençoe, família e a todos os seus "filhos"

    abraços

    Florbela, Mário e Salomé

    ResponderEliminar