quinta-feira, 12 de março de 2009

Um Dia Para Recordar

Ontem foi um dia para recordar.
Fez cinco anos que se deu o atentado terrorista em Madrid que tão profundas mudanças causou - desde políticas, militares e até jurídicas - pois a Europa foi tão abalada que nada ficou igual.
A intolerância religiosa, a falta de uma veemente condenação por parte dos líderes religiosos islâmicos, o reacender do medo europeu pelo inimigo antigo, o desmascarar sobre as verdadeiras intenções do mundo muçulmano; tudo isto deve ser tido em conta e devem-se tirar reais e importantes conclusões.
Os massacres nos EUA e na Alemanha; são também de importância fundamental, para ter em conta sobre como a vida humana chegou a um ponto em que o respeito por ela perdeu completamente o sentido e valor.
Uns matam os infiéis, outros aniquilam-se mutuamente.
Tanto uns como outros precisam verificar o que está em causa e tudo o que se perdeu para chegar a este ponto.
Os líderes religiosos de ambos os lados podem achar que não lhes diz respeito, mas há de certa forma uma responsabilidade que não podem escapar.
O silêncio ensurdecedor, o compromisso que se faz para se continuar popular, todo o receio em ser contra-cultura com medo das repercussões e ainda o conforto de não ser polémico; têm manietado os que deviam ser uma voz incómoda de alerta contra todas as injustiças, fanatismos, intolerâncias, abusos de poder e principalmente pecado.
Por vezes compromete-se a verdade e a integridade por "um prato de lentilhas" - a manutenção do poder e posição. Tudo isso é perene e desaparece subitamente, não vale o compromisso e a perda de valores para se manter tal estatuto.
O dia de ontem deve estar nas nossas memórias para que saibamos que temos uma tarefa importante a desempenhar; denunciar, elevar, ensinar, cuidar e nunca subverter a verdade da integridade de valores por qualquer outra coisa.

Tenham um bom resto de dia, está um sol maravilhoso

João Pedro Robalo

terça-feira, 10 de março de 2009

Calvino e a Prostituta

Causou grande indignação a decisão das autoridades edílicas de Genebra em transladar os restos mortais de Griselidis Real, conhecida lutadora pelos direitos e liberdade das trabalhadoras do sexo.
A indignação surgiu principalmente de movimentos e figuras femininas de relevo da sociedade Helvética.
A igreja Protestante de Genebra tem-se mantido cautelosa em tecer comentários sobre o sucedido.
As notícias que surgem destacam o facto de ter sido sepultada a escassos metros onde está o túmulo do conhecido reformador João Calvino.
Em todas as agências informativas surge o título: Prostituta sepultada ao lado de Calvino.
Tudo isto no ano que se celebram os 500 anos do nascimento de tão importante figura para o avanço da humanidade com o seu papel importantíssimo na reforma protestante.
Estas notícias suscitam alguns comentários; não por causa do acto em si - porque como a igreja Suíça refere - não é o solo que adquire um papel sagrado, por isso não há qualquer problema onde são sepultadas as pessoas. Esse é um problema que afecta mais a Igreja Católica Romana.
Mas o que surpreende é a decisão dos responsáveis Genebrinos em dar lugar na História a Griselidis, ao coloca-la no Cemitério dos Reis, onde figuras se distinguem pelo sua contribuição em favor da sociedade helvética, como Jean Piaget ou José Luís Borges - entre outros. (interessante a comunicação social destacar a proximidade com Calvino)
Esta decisão é sintomática e reveladora do estado de valores e princípios que uma sociedade e principalmente os seus representantes públicos podem chegar.
A honra que se atribui revela os padrões morais e o que valorizamos.
Não estranhou que tivessem sido principalmente mulheres a mostrar a sua indignação e com algumas acusações pouco abonatórias para os decisores públicos.
Jesus disse que não há profeta sem honra a não ser entre os seus conterrâneos.
Talvez este acto revele o estado da alma de um povo que precise -quem sabe - de outra reforma.
Se calhar agora percebemos porque Calvino foi tão rígido quando assumiu responsabilidades pastorais nesta cidade - ele devia conhecer bem como os cidadãos de Genebra seriam tão voláteis.
A mim não me incomoda nada o lugar onde descansam os mortos; incomodam-me mais as decisões irreflectidas dos vivos, porque todas as nossas opções são mensagens para as sociedades futuras.

Deus vos abençoe

João Pedro Robalo

Dia Lindo

Hoje não me apetece tecer considerações sobre assuntos complicados ou fracturantes da sociedade.
Hoje só me apetece sair para a rua aproveitar o sol maravilhoso que faz e esta antecipação primaveril que tão boa disposição me traz.
Como é bom ter dias assim, tudo se torna mais agradável quando o sol brilha e há no ar um cheiro a mar, flores e calor.
Hoje só me apetece dar graças a Deus pela criação, pela natureza, pelo planeta terra, pelo cosmos, etc.
Tudo o que foi criado por Deus é bom! Não vou deixar que os problemas, condicionantes, crises, ou outra questão qualquer, roubem a beleza da criação, os dias belos que despontam, nem as possibilidades que os dias solarengos nos proporcionam a cada dia que nascem.
Deus é bom e faz nascer o sol para todos, os que aproveitam e até os que desperdiçam.
Eu vou aproveitar, está um dia lindo, vou sorrir, vou brilhar, vou crer, vou lutar; enfim vou viver!
Está lindo este dia, mais um que Deus criou, regozija-te e alegra-te; pois é a tua força.

João Pedro Robalo

segunda-feira, 9 de março de 2009

Tiroteios e Conflitos

Fomos surpreendidos com as notícias de tiroteio nas Olaias e da morte de um pastor baptista nos EUA.
Casos distintos, mas que aparentemente levantam as mesmas questões; o uso de armas de forma indiscriminada, o recurso á violência para tratar de assuntos que de outra forma seriam melhor geridos, etc.
Qual a causa provável que estará por detrás de uma decisão de usar meios bélicos - armas - para se ajustar contas ou tentar fazer justiça?
Quando pensamos no caso das Olaias, vários cenários nos surgem: Questões étnicas, defesa, sentido de pertença, afirmação perante o clã, pressões sociais, guetos em que se transformaram estes bairros, etc.
No caso dos EUA, apesar de ainda haver pouca informação, tem sido recorrentes actos desesperados como o que presenciamos.
Quando alguém chega a um ponto de pressão emocional, quando se procurar arranjar a todo o custo causas ou culpados para a situação difícil que estamos a viver; cenários como este surgem com frequência.
A morte de um pastor causa-me perplexidade - é a minha área de funcionalidade - pois vivemos sempre no fio da navalha.
Por vezes aconselhamos com a melhor das intenções e não sabemos até que ponto algumas decisões podem afectar outros.
Ou mesmo, quando ensinamos, haverá sempre alguém que nos quer culpar das decisões de outros - que as tomam conscientes e em liberdade - que de alguma forma irão afectar terceiros.
Mas essa é a minha grandeza e risco; não deixarei de pregar e ensinar para que pessoas em situações de aflição, sofrimento, opressão, injustiça, etc. encontrem os meios espirituais, emocionais e mentais para resistir e conseguir transformar as suas condições precárias em novas oportunidades e soluções reais para as suas vidas.
O Apóstolo Paulo incentivou Timóteo a continuar em qualquer situação a pregar, ensinar, corrigir e alertar a todos mesmo que isso algumas vezes coloque em risco a nossa segurança.
A vida das pessoas valem muito, pelo que, se de forma efectiva as ajudar com a mensagem, conselho, oração e apoio; então estou pronto a prosseguir levantando a minha voz contra as injustiças e a favor dos oprimidos e dos que sofrem.

Jesus disse: "As minhas palavras são Espírito e Vida"

João Pedro Robalo