quinta-feira, 12 de março de 2009

Um Dia Para Recordar

Ontem foi um dia para recordar.
Fez cinco anos que se deu o atentado terrorista em Madrid que tão profundas mudanças causou - desde políticas, militares e até jurídicas - pois a Europa foi tão abalada que nada ficou igual.
A intolerância religiosa, a falta de uma veemente condenação por parte dos líderes religiosos islâmicos, o reacender do medo europeu pelo inimigo antigo, o desmascarar sobre as verdadeiras intenções do mundo muçulmano; tudo isto deve ser tido em conta e devem-se tirar reais e importantes conclusões.
Os massacres nos EUA e na Alemanha; são também de importância fundamental, para ter em conta sobre como a vida humana chegou a um ponto em que o respeito por ela perdeu completamente o sentido e valor.
Uns matam os infiéis, outros aniquilam-se mutuamente.
Tanto uns como outros precisam verificar o que está em causa e tudo o que se perdeu para chegar a este ponto.
Os líderes religiosos de ambos os lados podem achar que não lhes diz respeito, mas há de certa forma uma responsabilidade que não podem escapar.
O silêncio ensurdecedor, o compromisso que se faz para se continuar popular, todo o receio em ser contra-cultura com medo das repercussões e ainda o conforto de não ser polémico; têm manietado os que deviam ser uma voz incómoda de alerta contra todas as injustiças, fanatismos, intolerâncias, abusos de poder e principalmente pecado.
Por vezes compromete-se a verdade e a integridade por "um prato de lentilhas" - a manutenção do poder e posição. Tudo isso é perene e desaparece subitamente, não vale o compromisso e a perda de valores para se manter tal estatuto.
O dia de ontem deve estar nas nossas memórias para que saibamos que temos uma tarefa importante a desempenhar; denunciar, elevar, ensinar, cuidar e nunca subverter a verdade da integridade de valores por qualquer outra coisa.

Tenham um bom resto de dia, está um sol maravilhoso

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário