sábado, 24 de janeiro de 2009

Freeport

Estamos a entrar no chamado "ano de todas as eleições" e os escândalos começam a surgir.
Não irei tecer considerações sobre culpados ou inocentes, porque além de ser um terreno escorregadio - qualquer tomada de posição pode ser vista como defendendo um dos lados - não estaria a contribuir para qualquer esclarecimento pois não tenho elementos para o fazer.
No entanto, parece-me evidente que algo pode e deve ser questionado: Porque, sendo um assunto que parece envolver corrupção ao mais alto nível, demora tanto a fazer andar o processo?
Ou pior ainda; porque só depois de autoridades de um país estrangeiro -neste caso inglês - se começa a ver algum expediente?
Estas questões podem parecer oportunistas ou seguidistas de alguma euforia da comunicação social, mas o meu objectivo é alertar para o dano que tudo isto faz à noção de justiça no seio do povo.
Não é só ser mas é necessário parecer, neste caso como em tantos outros a justiça parece algo distante e desprestigiada aos olhos do cidadão comum que mais necessita dela.
Aconteça o que acontecer, tem de haver uma noção que a verdade dos acontecimentos veio à luz e que independentemente de quem esteja envolvido, a justiça - que é representada com os olhos vendados - seja feita sem qualquer dúvida.
Como cristão realço a importância de um mundo mais justo em que a oportunidade de justiça é um direito de todos, em especial os mais desfavorecidos.
Jesus disse: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas serão acrescentadas.
Para que o nosso País seja beneficiado com prosperidade creio que o princípio que Jesus Cristo ensinou não pode ser descurado.

Espero que o meu desabafo possa produzir algum efeito, nas pessoas, nos políticos, nos responsáveis pela sistema de justiça (talvez esteja a pedir demais) para que todos possamos voltar a acreditar nas instituições e sobretudo construir um futuro.

Deus vos abençoe

João Pedro

Porque mais um Blog?

Porque os tempos são de alguma confusão e preocupação, parece-me necessário juntar a minha voz aos que crêem na palavra de Deus sem se amedrontar por qualquer evento ou ameaça.
Todos os dias surgem situações que poderão causar perturbação aos que ousam crer, por isso, acho útil expressar o maior número de opiniões sobre tudo o que nos envolve.
Desde política caseira à internacional, choques e grandes mudanças sociais, alterações climáticas ou ambientais, esperança bíblica em contraste com a incerteza que nos rodeia, uma visão escatológica vitoriosa e sobretudo uma palavra da Palavra para o nosso quotidiano.
Não serei o único nem o que tem a opinião final sobre os assuntos debruçados, mas apenas mais uma voz que procura ajudar e fomentar a confiança e fé em Jesus Cristo para hoje.

Espero que apreciem e consiga ser uma ajuda.

João Pedro Robalo