sexta-feira, 27 de março de 2009

Héder Marques a Hora de Verão e do Planeta

Este Sábado, na igreja CCVA em Alvalade, vai acontecer o concerto de lançamento do 2º CD do Héber Marques.

Ao mesmo tempo em todo o mundo milhões de pessoas irão associar-se à hora do planeta, uma iniciativa que os cristãos que crêem na preservação da terra facilmente integram, pois acreditam que vivemos numa terra sem fim, onde temos a responsabilidade ética e teológica de cumprir o nosso mandato como bons mordomos.

A igreja na Figueira, muitos são os irmãos que irão participar. Estamos entusiasmados e confiantes, que além do marco que representa esta acção, os benefícios serão extraordinários em todos os sentidos.

Também durante a noite de sábado para domingo mudará a hora de inverno para a de verão.

Sei que custará a muitos perder uma hora de sábado para domingo, mas vale a pena, pois passamos a ter mais tempo de luz solar, melhor disposição para aproveitar o milagre que somos beneficiados sempre que o sol nasce a cada dia.

O concerto do Héber marca esta viragem de horário, deixa que seja mais do que isso, que surjam novas ideias, nova disposição, um novo crer nos sonhos e visões que Deus te concede, um novo relacionamento com o teu semelhante e principalmente com o teu Criador, etc.

Vamos aproveitar os momentos de viragem para trazer renovação, disposição, crença e determinação em continuar a avançar para o que está diante de nós.

Bom concerto, boa hora do planeta e boa entrada no horário de verão!

João Pedro Robalo

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Combate à Sida

Ontem ouvi na rádio que o responsável do programa de combate à Sida - Miguel Kayi - na cidade M'Banza-Congo, na província do Zaire em Angola; defendeu que para existir um combate eficaz, são necessários vários factores: Uma comunicação social influente nesta temática, o uso do preservativo, mas principalmente dois factores adjacentes: Abstinência sexual na adolescência e fidelidade conjugal.

Num país laico e num continente onde o problema das relações sexuais culturalmente aceitam uniões com mais de um parceiro, fiquei deveras positivamente surpreendido.

Finalmente alguém rompe com o discurso politicamente correcto - mesmo sem carga de discurso religioso - que olha para esta problemática apenas com uma solução pragmática sem atacar as causas principais: A promiscuidade sexual, as relações sem o compromisso do casamento e fora do tempo propício que a maturidade trás - ou seja a adolescência não será a altura ideal para se ter uma vida sexual activa.

Todos o sabemos - e os dados não deixam dúvidas - que o preservativo não é a solução!

Não serei dos que diabolizam o seu uso e divulgação, mas entristece olhar para o panorama e verificar que a única coisa que o mundo civilizado é capaz de oferecer como resposta a este flagelo , não é a solução, muito menos um combate eficaz às causas, mas apenas um "remendo" que somente minimiza.

E claro depois para sossegar a consciência dos que solucionam pela rama, mas não indo à raiz do problema; é gritar e fazer ruído quando o Papa fala contra a "solução preservativo".

Acho que a lição que Miguel Kayi nos deixa a todos, nações civilizadas e progressistas, deve ser tida em conta.
Se desejamos combater este mal, devemos voltar a valores que se tem perdido, como a abstinência até ao casamento - sou mesmo bota de elástico não sou? Mas parece que já não estou sozinho - fidelidade conjugal e divulgação destes valores; quer nas escolas, lares, comunicação social e defendendo junto dos amigos e colegas.

Os valores cristãos estão de volta, a humanidade está a chegar ao seu ponto de viragem e tal como St. Atanásio ensinou: "Quando o homem inicia o seu caminho em direcção a Deus; só pode progredir e ser verdadeiro Homem:"

Hoje é um dia histórico, o mundo será de nosso Senhor Jesus Cristo!

Bem-haja

João Pedro Robalo

terça-feira, 24 de março de 2009

Tive um Sonho e Fui Atrás Dele!

José Mourinho, o treinador de futebol português com maior sucesso na actualidade, proferiu estas palavras, ontem no seu doutoramento "Honóris Causa" na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa.

Mourinho como jogador era fraco e com pouco futuro, mas talvez foi essa particularidade que o levou a enveredar por uma carreira de treinador com o sucesso que se lhe conhece.
De fracasso para a ribalta nesta nova função sem mazelas ou traumas que limitassem a sua nova aventura e projecto de vida.

Talvez se tivesse tido uma carreira melhor sucedida como jogador, não sabemos se seria ou não o treinador que é hoje. O importante é que um desaire providenciou um futuro e uma esperança tão bens concretizados.

O sonho comanda a vida, diz o poeta, e na revelação Bíblica este conceito é melhor cedimentado e estruturado.
Deus concede sonhos que libertam a nossa imaginação para altos voos de realização, não apenas pessoal, mas fraterno e comunitário, que conseguem oferecer à sociedade uma plataforma de oportunidades para transformar o nosso mundo.

Cristão atrevam-se a sonhar, até porque não dependem exclusivamente de nós ou do nosso trabalho a sua realização; mas são uma intervenção sobrenatural do Deus que nos concede visões e sonhos.

Se Mourinho com o seu trabalho, vontade, dedicação e profissionalismo conseguiu chegar tão longe, imagine se lhe acrescentar-mos o poder, a unção, a fé e a intervenção sobrenatural de Deus nos sonhos que nos concede.

Se tens um sonho dado por Deus, atreve-te a segui-lo, não te deixes abater quando surgirem contratempos, dificuldades ou te sentires só.
Sonhos tem essa capacidade de serem concretizados, mas para tal é preciso ir atrás deles, pois de outra forma nunca serão realizados.

O nosso mundo precisa que os cristãos sonhem e vivam para os realizar, que não desistam nem esmoreçam quando surgir a estagnação, apatia ou qualquer outro sentimento que paralise a acção do crente.

Interessante é o facto de na Bíblia os sonhos não estarem restritos aos jovens - que são biologicamente os mais propícios a fazê-lo - mas são abertos ao "velhos".
Um idoso continuar a sonhar, não é natural nem antropológico; mas é sobrenatural. É Deus a entrar na nossa esfera trazendo uma nova dimensão de vida e possibilidade que abre novas fronteiras e concede possibilidades que só se explicam com a palavra: Milagre!

Sonhar com um mundo melhor, mais justo, equitativo, seguro e que oferece novas oportunidades de vida - e ter a coragem de o seguir; não é uma ilusão ou impossibilidade, mas um milagre pelo qual o nosso mundo geme e aguarda com expectativa.

Sonha e segue o teu sonho.

João Pedro Robalo

domingo, 22 de março de 2009

O Que é a Verdade?

Esta foi a pergunta que Pilatos fez a Jesus durante a audição que lhe concedeu antes de o "condenar" à morte de cruz.

Quando assistimos ontem ao jogo da final da Liga e em que o resultado foi adulterado por uma decisão errada - que muitos defendem fazer parte do jogo de futebol, principalmente quando interessa à sua cor clubista - surge-nos a dúvida sobre a questão: Afinal o que é a verdade?

Hoje quando lia um jornal desportivo li um artigo que trazia uma efeméride muito badalada no futebol, precisamente sobre esta questão da verdade desportiva.
Sempre tinha ouvido falar do caso Calabote como um dos mais escandalosos do futebol português.
Muitos são os comentadores que o apontam como a referência corrupta da nossa história futebolista.

Ao ler todos os relatos da época - 50 anos já volvidos - fiquei perplexo, afinal tudo não passa de um penalti duvidoso (bom quanto a isto nem vale a pena comentar) e imaginem só 4 minutos de compensação. Os falados 12 minutos de atraso do final do jogo deveu-se ao atraso da equipa interessada em saber como ia correndo o resultado do adversário que disputava o campeonato esse ano - o que convém dizer não é de certeza culpa do árbitro.

Um lance de dúvida, 4 minutos de compensação e hoje 50 anos depois ainda cai sobre este homem o peso da suspeita, corrupção e dúvida sobre a sua honestidade.
A nossa realidade actual coloca estes factos como ridículos e levanta uma questão que é a razão deste "Post": Afinal o que é a verdade?

Como cristãos - e colocando de lado todo o fervor clubista - devemos preservar a realidade dos factos e não permitir que muito ruído transforme uma mentira em verdade ou vice-versa.
Não é por se dizer uma mentira muitas vezes que se transforma numa verdade, nem o inverso.

O diabo usa essa estratégia à muito tempo, procura confundir a verdade com a mentira e a mentira com a verdade.
Nas questões mais importantes - o futebol não o é de certeza - devemos firmar a convicção de crer em absolutos e na verdade do evangelho de Jesus Cristo.

A verdade para mim é uma pessoa única e irrepetível: Jesus Cristo o Filho de Deus e todos os seus ensinos que estão revelados na Palavra de Deus a Bíblia Sagrada.

Eu sei o que é a verdade e não a relativizo por causa de alguma circunstância menos compreendida que esteja a viver.
No futebol não sei - já não o sei há muito tempo - mas na fé e em meu raciocínio não tenho qualquer dúvida: Jesus é a Verdade!

Deus vos abençoe

João Pedro Robalo



Sempre pensei ser