quarta-feira, 25 de março de 2009

O Combate à Sida

Ontem ouvi na rádio que o responsável do programa de combate à Sida - Miguel Kayi - na cidade M'Banza-Congo, na província do Zaire em Angola; defendeu que para existir um combate eficaz, são necessários vários factores: Uma comunicação social influente nesta temática, o uso do preservativo, mas principalmente dois factores adjacentes: Abstinência sexual na adolescência e fidelidade conjugal.

Num país laico e num continente onde o problema das relações sexuais culturalmente aceitam uniões com mais de um parceiro, fiquei deveras positivamente surpreendido.

Finalmente alguém rompe com o discurso politicamente correcto - mesmo sem carga de discurso religioso - que olha para esta problemática apenas com uma solução pragmática sem atacar as causas principais: A promiscuidade sexual, as relações sem o compromisso do casamento e fora do tempo propício que a maturidade trás - ou seja a adolescência não será a altura ideal para se ter uma vida sexual activa.

Todos o sabemos - e os dados não deixam dúvidas - que o preservativo não é a solução!

Não serei dos que diabolizam o seu uso e divulgação, mas entristece olhar para o panorama e verificar que a única coisa que o mundo civilizado é capaz de oferecer como resposta a este flagelo , não é a solução, muito menos um combate eficaz às causas, mas apenas um "remendo" que somente minimiza.

E claro depois para sossegar a consciência dos que solucionam pela rama, mas não indo à raiz do problema; é gritar e fazer ruído quando o Papa fala contra a "solução preservativo".

Acho que a lição que Miguel Kayi nos deixa a todos, nações civilizadas e progressistas, deve ser tida em conta.
Se desejamos combater este mal, devemos voltar a valores que se tem perdido, como a abstinência até ao casamento - sou mesmo bota de elástico não sou? Mas parece que já não estou sozinho - fidelidade conjugal e divulgação destes valores; quer nas escolas, lares, comunicação social e defendendo junto dos amigos e colegas.

Os valores cristãos estão de volta, a humanidade está a chegar ao seu ponto de viragem e tal como St. Atanásio ensinou: "Quando o homem inicia o seu caminho em direcção a Deus; só pode progredir e ser verdadeiro Homem:"

Hoje é um dia histórico, o mundo será de nosso Senhor Jesus Cristo!

Bem-haja

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário