sexta-feira, 6 de março de 2009

Euro Milhões

skip to main skip to sidebar
O Euro Milhões faz cinco anos, com um prémio tentador de 100 Milhões de Euros.
A corrida aos lugares de aposta faz-se sentir com a possibilidade de arrecadar tão ambicioso prémio. Portugal é campeão deste tipo de afluência.

O desejo que cada apostador deposita na esperança que seja desta que lhe calha o prémio demonstra algo que é inerente a cada ser humano. O dinheiro pode e resolve muitas coisas, mas como todos sabemos não é solução para tudo.
Ainda que pareça ser essa a razão primária, parece-me que demonstra algo mais profundo que é característica de cada homem e mulher: O desejo de alguma forma ser felizes!

A busca pela felicidade é equivocadamente aliada pela luta incessante na persecução do dinheiro; mas como Jesus bem, avisou: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" e como podemos constatar não resolve realmente os problemas mais profundos do ser humano.

No entanto, sem dúvida esta busca - ainda que equivocada - mostra que todos achamos que, de alguma forma podemos ser felizes. Algo no mais profundo do ser diz-te que podes ser feliz, por isso a buscas.Fomos criados para ser alvo do amor e amar, ser felizes e alcançar esse objectivo.

A busca de sentido, realização, paz, alegria e felicidade, não são uma utopia irrealizável, mas uma possibilidade acessível e disponível para todos; por isso as desejamos e com afinco perseguimos.

Deus criou-nos para ser felizes. A única questão são os meios, métodos e formas que usamos para buscar a felicidade.
Jesus oferece a alternativa válida e perscrutável: "A Vida Eterna é esta: Conhecer a Deus e a quem Ele enviou (Jesus)"

Podes ser feliz quando buscares em Jesus a realização plena, com mais ou menos dinheiro a felicidade não será apenas uma miragem, mas uma realidade.

Deus te abençoe

João Pedro Robalo

quinta-feira, 5 de março de 2009

A Alegria do Senhor é a Nossa Força

Neemias e Esdras, esforçaram-se por lembrar aos Israelitas que regressavam do exílio 70 anos após terem sido deportados para a Babilónia; que, apesar de todas as razões objectivas para lamentar, não seria esse o meio pelo qual alterariam a situação que estavam a passar. (Nm.8.10)
A força deles residia na alegria que conseguiam imprimir naquele dia. Dia de regozijo por de novo estarem a celebrar uma festa à tanto tempo perdida e interrompida: A Festa das Tendas.
Perante todos os desafios da vida sempre se levantam duas perspectivas contraditórias: Motivos para nos alegrar ou para entristecer.
Sempre há razões para ambas, mas a escolha entre ambas determina os resultados.
Podes lamentar ou podes alegrar pela oportunidade surgida. Podes desanimar focalizando os problemas, as dificuldades ou impedimentos; ou podes alegrar porque ainda há uma réstia de esperança e possibilidade. Qual vais escolher?
Alegria perante a vida não é uma questão de condições ou circunstâncias, mas de decisão.
Tu decides se vais alegrar ou entristecer, se serás forte ou fraco perante tudo o que compõe a tua
jornada terrestre.
Escolhe alegrar-te e adquire força de Deus na tua vida!

Deus te abençoe

João Pedro Robalo

quarta-feira, 4 de março de 2009

ArtLisboa

O ArtLisboa realizará mais num evento no próximo sábado, dia 7 pelas 20,30 horas na Lanterna Mágica no Alvito.
Para muitos é mais um encontro artístico desconhecido - para outros ignorado - mas para um bom grupo de jovens cristãos -libertos das amarras denominacionais - um evento mensal que tem sido uma pedra no charco do marasmo artístico cristão dominado pela acção das igrejas.
Em continuidade com o tema anterior; "Conceitos do Reino de Deus" perde-se a noção e a realidade da expansão do reino de Deus, porque limitamos, erradamente, tudo aos programas de cada igreja.
Creio que o ArtLisboa é uma demonstração cabal e corajosa de que o reino de Deus é mais do que cada congregação ou denominação é capaz de fazer.
Também sei que causa alguma estranheza e perturbação quando um punhado de jovens tem a coragem de criar um espaço para o desenvolvimento e expressão artística de cariz cristão.
O ArtLisboa é uma demonstração que o reino de Deus é mais amplo e de alcance diferenciado de todo o excepcional trabalho que a igreja desenvolve.
Aparece e descobre o ArtLisboa

www.artlisboa.org ou www.artlisboa.blogspot.com

João Pedro Robalo

terça-feira, 3 de março de 2009

Conceitos do Reino de Deus

Por desenvolver a nossa cristandade de forma sensorial na igreja, por vezes perdemos a noção de reino.
Normalmente o que apreendemos é-nos transmitido de forma visível, por isso, escapa-nos uma maior dimensão da influência de Deus na História da humanidade.
O reino de Deus está activo, crescente e vai moldando a história ao seu propósito e plano final.
Jesus veio em primeira mão implantar o seu reino na terra - para tal instituiu a igreja como principal ferramenta para o conseguir.
Quando perdemos a visão inicial e elevamos o instrumento -a Igreja - como realidade última, estamos a desviar do alvo principal. (Não será essa uma das estratégias mais eficazes de Satanás?)
Se nos concentrássemos mais no reino de Deus, provavelmente haveriam menos desentendimentos entre denominações e igrejas organizadas, porque todos nos concentraríamos no objectivo principal - o progresso do reino de Deus.

Por ser um tema tão crucial e estruturante, vou procurar aborda-lo nas suas multifacetadas perspectivas neste Blogue.
Até lá procura focar-te mais no reino e menos na denominação.

Bem-haja

João Pedro Robalo

segunda-feira, 2 de março de 2009

Guiné Bissau

Fomos surpreendidos hoje com a morte (assassínio) do Presidente Nino Vieira.
Todos sabemos que os interesses da nação tem estado mesclados com os pessoais - principalmente no lucro fácil que o tráfico de droga proporciona.
Os desenvolvimentos de todos estes incidentes serão cruciais para este pequeno país, tão dividido, pobre, corrupto e sobre tudo sem rumo.
Para já, o nosso dever é orar, quer pela nação, povo e principalmente missionários que estão lá para ajudar e trazer esperança a um povo tão causticado e sofredor.
Lembro os Missionários João Jorge Sanhá (Nené) a sua esposa Irina e filho Isaque - entre outros que lá estão.
Este casal são Missionários do CCVA - apoiados por outras igrejas também - que lá residem com vontade de motivar, ajudar e desenvolver este povo; não só através do evangelho - o principal - mas também com escolas, formação, cuidados primários, etc.
Peço a todos que se juntem a nós em oração e disponibilidade para tudo o que for solicitado e estiver ao nosso alcance façamos.

Por vezes ainda nos queixamos do estado que estão a coisas por cá; em comparação - não desconsiderando todas as exigências que devemos requerer de quem tem responsabilidade por nos governar - somos mesmo privilegiados.
Espero que se consiga construir uma nova mentalidade de globalização ética-social em que a solidariedade entre os povos é real ao ponto de sacrificarmos um pouco da nossa riqueza em proveito dos mais fragilizados e necessitados - isto é o coração do cristianismo.
John Weslwy dizia "O mundo é a minha Paróquia". Vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar a Guiné nesta hora de decisão.

Deus vos abençoe

João Pedro Robalo

domingo, 1 de março de 2009

A Importancia de Decidir bem

Este Domingo trouxe à Igreja um tema que considero central.
Escolher bem, mesmo debaixo de pressão, não permitir que influencie de forma decisiva ou errada todas as decisões que tomamos.
Crise não significa apenas dificuldades, mas também oportunidades.
Ouçam, vejam ou leiam os tópicos da mensagem em: www.figueiraccva.org

Deixo uma frase chave: Quem conhece confia enquanto quem desconhece desconfia.

Decide bem!

João Pedro Robalo