quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Carnaval e os Excessos

Mais uma vez na época de Carnaval, mais uma vez os comentários que associam este tempo com a despreocupação, os excessos e principalmente a oportunidade de esquecer o que nos preocupa.
Um sujeito responsável pela organização de um dos muitos "carnavais" que se celebram pelo país fora, anunciou estes dias como a oportunidade de esquecer a crise e divertir sem preocupações.
Esta é a mentalidade da fuga, do esvaziamento da mente - tão popular entre nós adquirido pelas religiões e filosofias orientais - que não será nem resposta nem terapêutico para ninguém.
A tradição Católica Romana também não oferece melhor: Fecha os olhos aos excessos porque depois tudo é compensado pela "Quaresma" que inicia logo a seguir ao Carnaval.
Parece que divertimento é sinónimo de excesso, de alienação ou pior hipocrisia compensada com o afligir da alma na preparação da Páscoa.
Deixe-me oferecer uma nova abordagem: Divertimento não implica necessariamente excessos, nem abstracção dos problemas reais que enfrentamos e ainda menos fingimento ou falsa espiritualidade (uma profanação ou sacralização dos tempos; uns para o excesso outros para a introspecção).
Vive livre e alegre tanto no fim-de-semana que se avizinha como nos 40 dias que precedem, sabendo que o Deus de Amor não te condena por seres alegre, dançares, divertires e brincares.
Não te abstraias; sê tu mesmo, alegra-te mesmo que a crise seja grande, pois a alegria de Deus é a tua força!

Vai divertir-te

João Pedro Robalo

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Homofobia ou Heterofobia?

Após assistir ao debate no "Prós e Contras" ficou claro - pelo menos para mim - que é um campo "minado" e repleto de medos, mágoas, preconceitos, posições irredutíveis de ambos os lados.
A discussão gira á volta do casamento civil - uma instituição com apenas 150 anos - dos direitos e liberdades iguais.
Talvez possa espantar muita gente, mas não vou opinar sobre a sua legitimidade ou sequer a sua oportunidade perante os problemas que assolam o nosso país.
O que vi e ouvi, perturba-me mais; a superioridade que alguns demonstraram em relação a quem ousava pensar diferente, as manifestações de incomodidade perante os argumentos oponentes, as atoardas de ambas os lados, deixou-me triste e ao mesmo tempo preocupado porque me parece ser um assunto fracturante e que gerará muitas feridas se não for abordado de outra forma.
Quanto a mim, estou seguro e certo sobre o que penso; a Bíblia oferece-me - como autoridade moral, ética e institucional - todas as respostas sobre o assunto.
Qualquer que seja a decisão, nada mudará o que está escrito. Por isso não me incomoda toda a discussão, ou mesmo a decisão que for tomada, pois não alterará o que existe desde o princípio.
O casamento como o concebo é uma instituição divina seminal para o que somos hoje. Nem o Estado nem sequer a Igreja tem o direito de se apropriar dele. Não foi a igreja que veio primeiro, mas o casamento.
O valor simbólico, como foi muito bem dito por um dos intervenientes, é a questão principal; e essa só o criador original tem a patente para definir a sua essência e finalidade.
Acredito que Deus, o Criador, não se enganou quando os fez "macho e fêmea" no princípio.

O que vi e assisti ontem, não sei bem se foi uma manifestação de Homofobia ou de Heterofobia?

Vamos ver no que este debate nos levará.

João Pedro Robalo

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Podes Alterar o Teu Futuro

Por vezes, uma sombra de fatalidade parece perseguir o subconsciente de cada um de nós.
Um destino indesejado mas ao mesmo tempo um incapacidade de fuga perante tal "sina".
Em Romanos 9:13 "Deus amou Jacó e aborreceu Esaú" sugere que há um destino traçado para cada um destes irmãos gémeos, mas quando apreciamos todos os incidentes, principalmente da vida de Jacó, com objectividade, chegamos á conclusão que foram as escolhas e decisões deste patriarca que moldaram e alteraram o seu destino.
Um suplantador que não só lutou com os homens para conseguir mudar a sua "sina" mas também o fez com Deus; participando assim nas decisões que mudaram a sua vida.
Este é um resumo da mensagem que preguei este Domingo, dia 15 de Fevereiro na igreja da Figueira da Foz.
Pode escutar, visualizar ou consultar os tópicos no sítio www.figueiraccva.org

Participe com Deus na construção do seu futuro.

Bem-haja

João Pedro