segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Homofobia ou Heterofobia?

Após assistir ao debate no "Prós e Contras" ficou claro - pelo menos para mim - que é um campo "minado" e repleto de medos, mágoas, preconceitos, posições irredutíveis de ambos os lados.
A discussão gira á volta do casamento civil - uma instituição com apenas 150 anos - dos direitos e liberdades iguais.
Talvez possa espantar muita gente, mas não vou opinar sobre a sua legitimidade ou sequer a sua oportunidade perante os problemas que assolam o nosso país.
O que vi e ouvi, perturba-me mais; a superioridade que alguns demonstraram em relação a quem ousava pensar diferente, as manifestações de incomodidade perante os argumentos oponentes, as atoardas de ambas os lados, deixou-me triste e ao mesmo tempo preocupado porque me parece ser um assunto fracturante e que gerará muitas feridas se não for abordado de outra forma.
Quanto a mim, estou seguro e certo sobre o que penso; a Bíblia oferece-me - como autoridade moral, ética e institucional - todas as respostas sobre o assunto.
Qualquer que seja a decisão, nada mudará o que está escrito. Por isso não me incomoda toda a discussão, ou mesmo a decisão que for tomada, pois não alterará o que existe desde o princípio.
O casamento como o concebo é uma instituição divina seminal para o que somos hoje. Nem o Estado nem sequer a Igreja tem o direito de se apropriar dele. Não foi a igreja que veio primeiro, mas o casamento.
O valor simbólico, como foi muito bem dito por um dos intervenientes, é a questão principal; e essa só o criador original tem a patente para definir a sua essência e finalidade.
Acredito que Deus, o Criador, não se enganou quando os fez "macho e fêmea" no princípio.

O que vi e assisti ontem, não sei bem se foi uma manifestação de Homofobia ou de Heterofobia?

Vamos ver no que este debate nos levará.

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário