sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um Novo Patrocinador

Notícias da Celebração de Vida 2009.

O primeiro dia foi em cheio, palavra profunda e cheia de vida, ensino prático, mas o mais especial estava reservado para a noite.

Tal como Ted hanson havia avisado de manhã, por vezes o nosso Patrocinador decide fazer valer os seus créditos e orientar o culto pela sua vontade.

Foi o que sucedeu esta noite em que Deus - o nosso patrocinador - resolveu que era o momento de fazer as coisas á sua maneira e inundar todo o lugar com a presença do seu amor e graça.

Deus falou, não da forma litúrgica que por vezes na melhor das intenções tentamos fazer valer, mas como só Ele sabe falar.
Falou ao mais profundo do nosso ser, à essência do que somos com o som que tudo muda e faz surgir.

O que esperamos e desejamos é que o nosso Patrocinador tenha sempre lugar de destaque em todas as nossas reuniões.

Amanhã há mais, é bom ser cristão.

João Pedro

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Celebração de Vida 2009

A Celebração de Vida está aí.
A expectativa é muita e desde há uns anos para cá parece-me que estão reunidas todas as condições para ser uma Celebração inesquecível.

Os oradores são cativantes e não deixam qualquer dúvida quanto ao que podemos esperar.

Andrew Sherman com o seu impetuosismo, o inesperado, a alegria que transmite; traz-nos a força e a dinâmica para que a forma de cultuar a Deus jamais se torne um ritual apático sem vida.

Bob Nichols, com a sensibilidade e a graciosidade na abordagem aos que se sentem magoados ou andam perdidos e sem rumo, cria um ambiente e uma atmosfera da presença do amor de Deus no nosso meio.

E Ted Hanson, com a revelação da Palavra, o sentir profético de uma forma tão poética e clara sobre tudo o que Deus quer dizer e está a proclamar à igreja, não deixa ninguém indiferente para melhor entender os tempos que vivemos e como encará-los sem receios, mas cheios de fé e coragem.

Acho que esta Celebração é um passo gigante e divino para trazer de volta algo que se perdeu ultimamente.
Uma perspectiva profética e de consciência de reino para abordar todos os desafios da vida que se levantam à igreja que quer ser relevante e está preparada para moldar o futuro a fim de que o Seu reino venha e a Sua vontade seja feita na terra como é no céu.

Faço um apelo a todos os cristãos, seja qual for a sua corrente denominacional: Ponham de lado todos os preconceitos e em especial facciosismo e apareçam e desfrutem de um tempo em que o céu desce à terra.

A Celebração não quer, e acho que nunca quis, ser um evento competitivo com outros, nem para afirmar qualquer autoridade em detrimento de outros.

A Celebração é uma oportunidade de estar juntos e ouvir o que Deus está a dizer para estes dias.

Bem-vindos

João Pedro Robalo

terça-feira, 28 de abril de 2009

Porque Será?

Acabei de receber a notícia que o site da igreja CCVA da Figueira sofreu o ataque de Hackers e foi totalmente apagado.

Não consigo classificar qual a razão de tal ataque, nem perceber qual o intuito que leva alguém a apagar da Internet uma página de igreja que, tem como objectivo difundir a fé cristã e divulgar as actividades da comunidade de crentes desta cidade.

Aquilo que vai acontecer é esforço redobrado para quem com tanto empenho tem trabalhado na elaboração deste "site" que tem como objectivo servir, informar, educar, motivar, entre muitos outros benefícios humanos.

Seja quem, ou o que for, devem saber que não iremos baixar os braços, desistir, perder a motivação ou ficar parados.
A igreja Vida Abundante tem uma missão que ultrapassa o aspecto regional e é através deste "site" que conseguimos cumprir esse pressuposto.

Peço desculpa pelo incómodo, ao mesmo tempo agradeço a quem tanto se tem dedicado à produção do "site" e prometo que continuaremos a trabalhar para o bem comum e divulgação da verdade cristã tão essencial para a humanidade.

Visitem-nos em breve no endereço que sempre estará ao vosso dispor.
www.figueiraccva.org

Bem-haja

João Pedro

A Gripe Suína, o Pânico e a Fé

Estamos perante mais uma possibilidade de pandemia gripal à escala global.

Como sei que, sempre que surge algo do género, um estado de histeria toma conta das pessoas; começando com a comunicação social, passando pelas autoridades competentes e mais triste os responsáveis cristãos pela doutrina e ensino bíblico.

Não farei comentários sobre o assunto, acho que é mais útil manter a calma e o bom senso, fazendo o que é útil: Orar e interceder por este assunto.

Apenas deixo aqui um conselho: Visitem o Blog: www.hermesfernandes.blogspot.com, e vejam o que uma doutrina errada produz consequentemente uma mentalidade e forma de abordar tudo o que diz respeito à vida e aos tempos que estamos a viver.

Um abraço e bom visionamento.

João Pedro Robalo

domingo, 26 de abril de 2009

Os Milagres São Realizados Por Quem?

Este Domingo foi canonizado em Roma o beato D. Nuno Alves Pereira, também conhecido como o Santo Condestável.
É uma das figuras relevantes da história portuguesa na manutenção da identidade nacional contra a ameaça castelhana na crise de 1383-1385.

Surge agora a sua canonização pela cura de uma senhora em um dos olhos que havia sido queimado com óleo a ferver.
Foi-lhe atribuído o "milagre" como sendo este herói Luso o protagonista da cura da Srª. Guilhermina.

Não me compete questionar a veracidade do milagre - acho que houve uma junta médica que o fez - até porque creio em milagres.
Mas o que me impressiona negativamente é o facto da igreja Católica, atribuir a um homem que se considerava um devoto cristão a autoria do milagre.

Afinal quem faz os milagres?
Jesus como nosso Salvador que sobre si levou as enfermidades de todos, ou qualquer outra pessoa que seja considerada santa ou beata?

Tenho visto ao longo da vida milagres autênticos - com provas médicas inquestionáveis - no entanto, nunca considerei que eu, ou, qualquer pessoa que pediu, orou, impôs as mãos sobre os doentes, fomentou a fé, etc., sejam eles ou quem quer que seja o autor do milagre.
Sempre atribuímos a Jesus a autoria, o poder e a glória de todos os milagres realizados.

Acho que neste conceito e atitude residem as diferenças substanciais e estruturantes de cristianismo que considero correcto, honesto e mais próximo do verdadeiro.

Atribuir a alguém vivo ou morto a realização de qualquer milagre que não a Jesus, é uma forma de manifestação do que a Bíblia chama o espírito do anticristo.

Este Domingo falei sobre a importância de não "matar" Jesus e a sua mensagem das nossas decisões.
Quando se atribui a outros, que não a Jesus, os feitos e a realização de milagres, não é isso que se está a fazer?

Talvez seja por essa razão que há tão poucos milagres realizados no mundo católico, e, graças a Deus, que muitos acontecem com regularidade no seio das igrejas cristãs evangélicas.

Penso que a diferença está na atribuição - e a consequente glória -dada somente a Jesus, apesar da comunicação social não fazer qualquer eco do que acontece de muito positivo no seio das igrejas cristãs de pendor evangélico.

Todos os milagres são realizados por Jesus - sejam-lhe ou não atribuídos - somente Ele tem o poder para os realizar.

A Deus toda a Glória!

João Pedro Robalo