domingo, 26 de abril de 2009

Os Milagres São Realizados Por Quem?

Este Domingo foi canonizado em Roma o beato D. Nuno Alves Pereira, também conhecido como o Santo Condestável.
É uma das figuras relevantes da história portuguesa na manutenção da identidade nacional contra a ameaça castelhana na crise de 1383-1385.

Surge agora a sua canonização pela cura de uma senhora em um dos olhos que havia sido queimado com óleo a ferver.
Foi-lhe atribuído o "milagre" como sendo este herói Luso o protagonista da cura da Srª. Guilhermina.

Não me compete questionar a veracidade do milagre - acho que houve uma junta médica que o fez - até porque creio em milagres.
Mas o que me impressiona negativamente é o facto da igreja Católica, atribuir a um homem que se considerava um devoto cristão a autoria do milagre.

Afinal quem faz os milagres?
Jesus como nosso Salvador que sobre si levou as enfermidades de todos, ou qualquer outra pessoa que seja considerada santa ou beata?

Tenho visto ao longo da vida milagres autênticos - com provas médicas inquestionáveis - no entanto, nunca considerei que eu, ou, qualquer pessoa que pediu, orou, impôs as mãos sobre os doentes, fomentou a fé, etc., sejam eles ou quem quer que seja o autor do milagre.
Sempre atribuímos a Jesus a autoria, o poder e a glória de todos os milagres realizados.

Acho que neste conceito e atitude residem as diferenças substanciais e estruturantes de cristianismo que considero correcto, honesto e mais próximo do verdadeiro.

Atribuir a alguém vivo ou morto a realização de qualquer milagre que não a Jesus, é uma forma de manifestação do que a Bíblia chama o espírito do anticristo.

Este Domingo falei sobre a importância de não "matar" Jesus e a sua mensagem das nossas decisões.
Quando se atribui a outros, que não a Jesus, os feitos e a realização de milagres, não é isso que se está a fazer?

Talvez seja por essa razão que há tão poucos milagres realizados no mundo católico, e, graças a Deus, que muitos acontecem com regularidade no seio das igrejas cristãs evangélicas.

Penso que a diferença está na atribuição - e a consequente glória -dada somente a Jesus, apesar da comunicação social não fazer qualquer eco do que acontece de muito positivo no seio das igrejas cristãs de pendor evangélico.

Todos os milagres são realizados por Jesus - sejam-lhe ou não atribuídos - somente Ele tem o poder para os realizar.

A Deus toda a Glória!

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário