domingo, 22 de março de 2009

O Que é a Verdade?

Esta foi a pergunta que Pilatos fez a Jesus durante a audição que lhe concedeu antes de o "condenar" à morte de cruz.

Quando assistimos ontem ao jogo da final da Liga e em que o resultado foi adulterado por uma decisão errada - que muitos defendem fazer parte do jogo de futebol, principalmente quando interessa à sua cor clubista - surge-nos a dúvida sobre a questão: Afinal o que é a verdade?

Hoje quando lia um jornal desportivo li um artigo que trazia uma efeméride muito badalada no futebol, precisamente sobre esta questão da verdade desportiva.
Sempre tinha ouvido falar do caso Calabote como um dos mais escandalosos do futebol português.
Muitos são os comentadores que o apontam como a referência corrupta da nossa história futebolista.

Ao ler todos os relatos da época - 50 anos já volvidos - fiquei perplexo, afinal tudo não passa de um penalti duvidoso (bom quanto a isto nem vale a pena comentar) e imaginem só 4 minutos de compensação. Os falados 12 minutos de atraso do final do jogo deveu-se ao atraso da equipa interessada em saber como ia correndo o resultado do adversário que disputava o campeonato esse ano - o que convém dizer não é de certeza culpa do árbitro.

Um lance de dúvida, 4 minutos de compensação e hoje 50 anos depois ainda cai sobre este homem o peso da suspeita, corrupção e dúvida sobre a sua honestidade.
A nossa realidade actual coloca estes factos como ridículos e levanta uma questão que é a razão deste "Post": Afinal o que é a verdade?

Como cristãos - e colocando de lado todo o fervor clubista - devemos preservar a realidade dos factos e não permitir que muito ruído transforme uma mentira em verdade ou vice-versa.
Não é por se dizer uma mentira muitas vezes que se transforma numa verdade, nem o inverso.

O diabo usa essa estratégia à muito tempo, procura confundir a verdade com a mentira e a mentira com a verdade.
Nas questões mais importantes - o futebol não o é de certeza - devemos firmar a convicção de crer em absolutos e na verdade do evangelho de Jesus Cristo.

A verdade para mim é uma pessoa única e irrepetível: Jesus Cristo o Filho de Deus e todos os seus ensinos que estão revelados na Palavra de Deus a Bíblia Sagrada.

Eu sei o que é a verdade e não a relativizo por causa de alguma circunstância menos compreendida que esteja a viver.
No futebol não sei - já não o sei há muito tempo - mas na fé e em meu raciocínio não tenho qualquer dúvida: Jesus é a Verdade!

Deus vos abençoe

João Pedro Robalo



Sempre pensei ser

Sem comentários:

Enviar um comentário