José Mourinho, o treinador de futebol português com maior sucesso na actualidade, proferiu estas palavras, ontem no seu doutoramento "Honóris Causa" na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa.
Mourinho como jogador era fraco e com pouco futuro, mas talvez foi essa particularidade que o levou a enveredar por uma carreira de treinador com o sucesso que se lhe conhece.
De fracasso para a ribalta nesta nova função sem mazelas ou traumas que limitassem a sua nova aventura e projecto de vida.
Talvez se tivesse tido uma carreira melhor sucedida como jogador, não sabemos se seria ou não o treinador que é hoje. O importante é que um desaire providenciou um futuro e uma esperança tão bens concretizados.
O sonho comanda a vida, diz o poeta, e na revelação Bíblica este conceito é melhor cedimentado e estruturado.
Deus concede sonhos que libertam a nossa imaginação para altos voos de realização, não apenas pessoal, mas fraterno e comunitário, que conseguem oferecer à sociedade uma plataforma de oportunidades para transformar o nosso mundo.
Cristão atrevam-se a sonhar, até porque não dependem exclusivamente de nós ou do nosso trabalho a sua realização; mas são uma intervenção sobrenatural do Deus que nos concede visões e sonhos.
Se Mourinho com o seu trabalho, vontade, dedicação e profissionalismo conseguiu chegar tão longe, imagine se lhe acrescentar-mos o poder, a unção, a fé e a intervenção sobrenatural de Deus nos sonhos que nos concede.
Se tens um sonho dado por Deus, atreve-te a segui-lo, não te deixes abater quando surgirem contratempos, dificuldades ou te sentires só.
Sonhos tem essa capacidade de serem concretizados, mas para tal é preciso ir atrás deles, pois de outra forma nunca serão realizados.
O nosso mundo precisa que os cristãos sonhem e vivam para os realizar, que não desistam nem esmoreçam quando surgir a estagnação, apatia ou qualquer outro sentimento que paralise a acção do crente.
Interessante é o facto de na Bíblia os sonhos não estarem restritos aos jovens - que são biologicamente os mais propícios a fazê-lo - mas são abertos ao "velhos".
Um idoso continuar a sonhar, não é natural nem antropológico; mas é sobrenatural. É Deus a entrar na nossa esfera trazendo uma nova dimensão de vida e possibilidade que abre novas fronteiras e concede possibilidades que só se explicam com a palavra: Milagre!
Sonhar com um mundo melhor, mais justo, equitativo, seguro e que oferece novas oportunidades de vida - e ter a coragem de o seguir; não é uma ilusão ou impossibilidade, mas um milagre pelo qual o nosso mundo geme e aguarda com expectativa.
Sonha e segue o teu sonho.
João Pedro Robalo
terça-feira, 24 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E esta hem? A cabovisão a comentar o meu Blog.
ResponderEliminarQue mais me irá acontecer?
Fica à espera...
João Pedro
É verdade, temos mesmo de ir atrás deles. Os sonhos atraem-nos e levantam os nossos olhos para seguirmos em frente. Deus dá-nos os sonhos para nos levar até ao seu propósito.
ResponderEliminarObrigada por partilhar as suas palavras...
FNunes