segunda-feira, 9 de março de 2009

Tiroteios e Conflitos

Fomos surpreendidos com as notícias de tiroteio nas Olaias e da morte de um pastor baptista nos EUA.
Casos distintos, mas que aparentemente levantam as mesmas questões; o uso de armas de forma indiscriminada, o recurso á violência para tratar de assuntos que de outra forma seriam melhor geridos, etc.
Qual a causa provável que estará por detrás de uma decisão de usar meios bélicos - armas - para se ajustar contas ou tentar fazer justiça?
Quando pensamos no caso das Olaias, vários cenários nos surgem: Questões étnicas, defesa, sentido de pertença, afirmação perante o clã, pressões sociais, guetos em que se transformaram estes bairros, etc.
No caso dos EUA, apesar de ainda haver pouca informação, tem sido recorrentes actos desesperados como o que presenciamos.
Quando alguém chega a um ponto de pressão emocional, quando se procurar arranjar a todo o custo causas ou culpados para a situação difícil que estamos a viver; cenários como este surgem com frequência.
A morte de um pastor causa-me perplexidade - é a minha área de funcionalidade - pois vivemos sempre no fio da navalha.
Por vezes aconselhamos com a melhor das intenções e não sabemos até que ponto algumas decisões podem afectar outros.
Ou mesmo, quando ensinamos, haverá sempre alguém que nos quer culpar das decisões de outros - que as tomam conscientes e em liberdade - que de alguma forma irão afectar terceiros.
Mas essa é a minha grandeza e risco; não deixarei de pregar e ensinar para que pessoas em situações de aflição, sofrimento, opressão, injustiça, etc. encontrem os meios espirituais, emocionais e mentais para resistir e conseguir transformar as suas condições precárias em novas oportunidades e soluções reais para as suas vidas.
O Apóstolo Paulo incentivou Timóteo a continuar em qualquer situação a pregar, ensinar, corrigir e alertar a todos mesmo que isso algumas vezes coloque em risco a nossa segurança.
A vida das pessoas valem muito, pelo que, se de forma efectiva as ajudar com a mensagem, conselho, oração e apoio; então estou pronto a prosseguir levantando a minha voz contra as injustiças e a favor dos oprimidos e dos que sofrem.

Jesus disse: "As minhas palavras são Espírito e Vida"

João Pedro Robalo

1 comentário:

  1. Sem dúvida que há riscos que não vale a pena correr na vida e por isso não devem ser corridos, mas há riscos que valem a pena.

    Jesus arriscou tudo pela vida humana que é de facto, infinitamente valiosa e dispôs-se para estar presente a ajudar, encorajar, capacitar a prosseguir nos Seus propósitos. São riscos que valem a pena. A vida é de facto um risco, por isso mais vale vivê-lo nos braços do Pai, que sem Ele.

    Muito sucesso! Abraços meus e do Mário Nunes

    Florbela Nunes

    ResponderEliminar