segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Caminhos de Deus

A sociedade, os hábitos, a ciência e até a teologia constroem uma visão da vida previsível e normativa.
Por tradição e por interesse desejamos que tudo encaixe na concepção que idealizamos das coisas, nada pode fugir ao que prevemos e antevemos, caso contrário perdemos as estribeiras e o descontrolo surge.

No que respeita ao divino, à religião, ao espiritual, enfim a Deus, só concebemos o que podemos explicar, só explicamos o que podemos perceber e só percebemos o que podemos limitar; mas se limitamos já não é de Deus que estamos a falar mas da nossa ideia ou concepção d'Ele.
Na verdade o que acabamos por fazer é desfigurar, decepar, desvirtuar ou pior ainda, criar um "deus" que em nada corresponde com o original e verdadeiro.

As discussões teológicas, litúrgicas e até dogmáticas acabam mais por criar uma visão turva e imprecisa de Deus do que mostra-lo tal como é e como age.
Além da Bíblia, que tantos tentam desacreditar, uma forma sem dúvida importante para conhecer melhor o Criador do universo, é conhecer o que a Escritura refere como: Os caminhos de Deus.

Este domingo aventurei-me neste registo bíblico que é para muitos uma aventura desconfortante porque sai do que por vezes podem e querem limitar percebendo todos os detalhes, pormenores e afins.
A vida cristã é muito mais interessante que aquela velha ideia de que já prevemos tudo, já nada nos surpreende, não há mistérios por sondar tudo está descoberto, etc.

Citei um passagem em Isaías que mostra Deus a fazer coisas novas, imagine-se; para que ninguém diga: "Sim, eu já sabia."
Este Deus que a Bíblia nos revela tem sentido de humor e de aventura, quer ver os seus filhos motivados e interessados em descobrir novas fronteiras, cheios de paixão e motivação para um novo dia que surge após algum desaire, enfim um Deus que desafia para uma vida interessante e sempre entusiasmante.

Os caminhos de Deus têm sempre imprevisibilidade, surpresa, inovação, paixão entre muitas outras razões, para uma excelente motivação e aventura que é caminhar com o Criador que jamais pode ser limitado e nunca aborrecido.

Convido a ver, ouvir ou estudar a mensagem em: www.figueiraccva.org

Abraço fraterno

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário