terça-feira, 12 de maio de 2009

Fátima e o 13 de Maio

Portugal celebra hoje mais um dia de fervor religioso tradicional, com a peregrinação de milhares de fieis até ao santuário de Fátima.

Colocando de lado o desacordo que obviamente reservo a este tipo de manifestações que considero idolatria, não deixo de ter um sentimento de compaixão misturado com revolta, por assistir à pobreza de espírito que os leva a pagar promessas para obter o favor divino ou agradecer algum "milagre" que não conseguem especificar.

Esta manifestação religiosa, por muito que custe aos seus promotores, não é um sinal de maturidade, antes de obscurantismo que mantém um povo cada vez mais afastado de Deus e consequentemente ignorante quando ao amor e graça que Ele nos proporciona.

A dor da caminhada, o sofrimento de pagar uma promessa a todo o custo, a angustia de levar o peso e de assumir nas próprias mãos o destino da resposta à necessidade, etc. é o resultado óbvio e fatal deste tipo de conceito e manifestação religiosa que nos caracteriza.

A Igreja Católica Romana em Portugal ao patrocinar estas peregrinações mantém o nosso povo no obscurantismo e manipulado no pior sentido da sua emancipação espiritual.

A riqueza de uma nação e de um povo encontra-se no seu desenvolvimento espiritual que, para mim, influencia todos os outros aspectos do ser humano na sua dimensão completa.

Considero que este dia não reflecte grandeza nacional, mas tristeza, por ver o meu povo caminhar, não para se aproximar de Deus, mas para se afastar de quem realmente pode socorrer e abençoar a nossa nação: Jesus Cristo o Filho do Deus Vivo!

Bem-haja

João Pedro Robalo

1 comentário:

  1. E quando se critica os evangélicos de dar o dizimo esconde-se o grande objectivo desta peregrinação: MIlhões de euros em promessas,velas,doações,turismo etc,etc.
    A aflição de muita gente traduz-se em buscar de algum modo e de acordo com o que lhes ensinaram uma solução.
    Que Deus nos ajude a sermos luz e com o nosso testemunho onde estamos no dia-a-dia atrairmos pessoas a Jesus o UNICO Mediador entre o Pai e os Homens!
    Infelizmente a Igreja Católica acompanha o mercado dos Seguros quantos mais mediadores entre o Cliente e a Companhia melhor...

    ResponderEliminar