domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Valor da Pregação

Assisto actualmente a uma desvalorização da pregação do evangelho generalizada entre os cristãos.
É comum ouvir referências sobre a pobreza e ineficácia da igreja quando "meramente" prega o evangelho, sem outro envolvimento em causas sociais.

Considero extremamente importante e vital, a igreja desenvolver trabalho social na cidade ou região onde se encontra. O reino de Deus será implantado quando respondemos de forma ética e prática a todas as necessidades da sociedade.

Contudo, não me parece correcto desvalorizar o mandamento que Jesus nos deixou: Pregar o evangelho e ensinar a guardar todas as coisas que no mandou em todas as nações.

Pregar nunca será algo superficial ou secundário. Pregar o evangelho é central, é a nossa grande responsabilidade e nunca perderá o seu valor intrínseco que capacita a mudança radical do Ser humano.

A palavra grega traduzida por «pregar» tem o sentido de proclamar como arauto de forma pública, audível e como vencedor.

Mais do que fazer um discurso interno, é uma mensagem que pode surgir numa conversa amigável, em família, entre desconhecidos ou até para nós próprios.

Por tudo isto a pregação na congregação também não deve ser desvalorizada, porque surge em todos estes lugares referidos, pelos ouvintes.

Pregar desperta a fé (Rm.10.8-10 "...isto é , a palavra da fé que pregamos... se com a boca confessares e com o coração creres") a pregação, seja em congregação ou em qualquer outro lugar, desperta e desenvolve a fé. Apesar de necessitar de obras, a fé não surge por elas, mas pela Palavra.
Semente incorruptível (1ªPd.1.23 "Tendo sido regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela Palavra de Deus, a qual vive e é permanente") Só a Palavra de Deus possui esta característica única, independente do mensageiro ou interlocutor, ela permanece incorruptível e intacta em toda a sua natureza e virtude.

Loucura sábia (1ªCo.1.21 "Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação") Será que Deus se enganou quando optou por este meio? Ou será que somos tão sábios que dispensamos os meios e métodos divinos para salvar pessoas. A única loucura saudável e sadia vem do Pai das luzes.

Poder de Deus (1ªCo.1.24 "Pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus") Não imaginas o poder que está envolvido quando pregas, quando anuncias a boas novas do céu, desvalorizar a pregação é erro fatal para o crescimento da igreja.

A lógica do reino (Rm.10.14-15 "Como invocarão em quem não creram? Como crerão naquele de quem não ouvirão? Como ouvirão se não há quem pregue? Como pregarão se não forem enviados?") Só invocarão a Deus quando esta sequência natural é seguida. Na maior parte dos cristãos há uma desresponsabilização, porque não se consideram enviados, mas este envio referido, não creio que se refira a um trabalho missionário que qualquer igreja desenvolve enviando alguém. Mas, creio ser uma referência à ordem de Jesus a cada um de nós.

Prega a palavra a tempo e fora de tempo, foi o conselho dado por Paulo a Timóteo, que me parece ser aplicável a todos nós. Prega a Palavra!

Bem-haja

João Pedro Robalo

1 comentário:

  1. É isso mesmo Pastor,

    a relembrar o básico... faz-me sempre bem ouvir isto!!
    Obrigada!

    Beijinhos!

    Rute

    ResponderEliminar