terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alargar a influência

Desde a alguns anos para cá, Deus tem-nos concedido palavras, frases ou versículos chave, com os quais afinamos as nossas agulhas para investir em alvos específicos.

Não se tratam de condicionalismos ou programações fechadas, mas temas que se tornam «lemas da alma», para que, a esperança fortaleça a fé perante os desafios e obstáculos quotidianos.

Desde o final do ano 2009 que venho sentindo uma direcção específica, a qual neste domingo comuniquei à igreja, baseada num versículo de Isaías (54:2) "Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas da tua tenda se estendam, não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas."

Esperei quase um mês para o divulgar à comunidade de crentes que se reúne no CCVA em Figueira da Foz, porque sei quão perigoso pode ser este versículo, quando mal interpretado, aplicado ou até manipulado para usos de interesse pessoal.

Deus deseja, isso estou certo, que alarguemos a nossa área de influência em todos os sentidos; pessoal, ministerial, familiar, profissional, social e espiritual. Mas o que significa, ou em que termos esta influência se estabelece?

Não tenho para já respostas fixas ou pré-definidas - que me desculpe quem esperava resposta fácil - mas linhas de orientação que me dão confiança suficiente, para seguir e "arriscar" mesmo sem todos os detalhes ou pormenores.

Só de olhar para o texto em si, três coisas posso desde já concluir:

1º Fé é necessária.
Sem ela (fé) a comodidade e o conforto são seguros e suficientes para qualquer um se sentir satisfeito e realizado. No entanto, quando um sentido de responsabilidade nos assalta, ficar na mesma e no mesmo lugar é doloroso demais para ser suportado, por isso, está na hora de saltar do barco e andar sobre as águas, tal como Pedro o fez na confiança da palavra (vem) dada pelo Mestre.

2º Caminho desimpedido.
Quando o autor nos avisa: "Não o impeças" coloca as coisas no devido lugar. São os nossos preconceitos, manias, precipitações e egoísmos que impedem Deus criar condições para alargar a nossa esfera de influência, e, até mesmo trazer bênçãos à nossa vida.

A nossa tarefa, por vezes, passa mais por sabermos estar sossegados e entender quando agir, do que qualquer outra "técnica" de liderança ou estratégia que tenhamos aprendido.

Saber libertar dos embaraços da vida é meio-caminho para a abundância e virtude divinas na nossa realidade.

3º Firmeza.
Finalmente, a firmeza em tudo o que pensamos, cremos e realizamos; será a grande virtude que proporciona a realização e manutenção dos resultados que desejamos ver surgirem na nossa realidade vindos céu.

São imensos os prejuízos que acumulamos, por sermos inconstantes e impacientes. Gente firme que vai até ao fim do caminho, persiste em seguir, quando outros desistem, permanece confiável e constante, quando tantos oscilam conforme o estado de alma; são aqueles que verão a sua "tenda" ser ampliada, alargada e firmada, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Bem-hajam

João Pedro Robalo

Nota: Esta mensagem pode ser escutada ou visualizada em; http://www.figueiraccva.org/


3 comentários:

  1. Muito bom, João Pedro. Este é um ano especial, onde cremos que Deus pretende o alargar da nossa tenda usando os passos que mencionaste. Bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João. Este sentir deixa-me um tanto apreensivo, mas ao mesmo tempo entusiasmado, perplexo e espectante por tudo o que virá. Só a confiança em Deus me transmite segurança e sossego. Grato pelas tuas palavras. Abraço

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo, preciso de graça para chegar a isso... Muito ótima esta reflexão!!

    ResponderEliminar