terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Legado de Gideão

Esta figura Bíblica, nomeada entre os heróis da fé, Gideão, oferece-nos algumas características para lidar e vencer crises que, tal como ele enfrentou, hoje, nós estamos a passar por situações que tem características idênticas.

Por exemplo: A economia estava de rastos, os midianitas pelo poder militar que possuíam, usurpavam todo o esforço laboral do povo hebraico.
Quando o povo clama a Deus no meio desta situação, Deus envia-lhes um profeta que lhes explica a causa da situação em que se encontram. Jz.6.10 "...Mas não deste ouvidos à minha voz."

É perante esta situação que surge a figura Gideão; o Anjo do Senhor encontra-o a resistir contra a situação catastrófica numa atitude inconformada, a tentar manter o fruto do seu trabalho contra as investidas dos inimigos.

A voz profética havia surgido na nação para mostrar a causa dos problemas em que se encontravam, agora, era necessário fazer algo que os tirasse do fosso em que se encontravam.

Como? Normalmente o esperado seria uma estratégia e plano para sair da crise; esta é a postura que todos desejam e costumam ter.
Deus não age assim, porque não deseja apenas fazer sair da crise, mas capacitar-nos para vivermos de forma superior a qualquer crise que surja.

Por esta razão Deus começa a tratar coma pessoa; o Gideão, o homem que tem receios, péssima auto-imagem e sobretudo muitas dúvidas, daí os sinais pedidos.
Convém realçar que o apelo tão actual a sinais como o fez Gideão, não é um acto de fé nem uma elevação espiritual, antes pelo contrário, é uma assumpção de fraqueza e perda do hábito natural de ouvir e conhecer a voz de Deus.

Todo o capítulo 6 de Juízes mostra Deus a tratar com uma pessoa valorosa, cheia de potencialidade, um líder nato, mas que devido à situação espiritual em que o povo se encontra, Deus é apenas uma memória distante e recordação dos grandes actos divinos do passado.

Não se pode vencer crises sem deixar que o Espírito Santo trate connosco.
Na verdade as crises, são a consequência da crise interna em que as pessoas se encontram espiritual e humanamente.

Só assim se compreende que Gideão tivesse em sua casa um santuário as dois deuses mais devastadores e desumanos da história daquela região.

Crises vencem-se colocando em ordem a nossa relação com Deus e removendo com tudo o que impede a boa sintonia nesta relação.
Quando estamos bem com Deus e connosco próprios - para mim uma coisa garante a outra - temos as ferramentas, meios, estratégias e capacidade para vencer qualquer crise.

Bem-haja

João Pedro Robalo

P.S. Para mais informação consulte o nosso "site" www.figueiraccva.org

2 comentários:

  1. Mais um excelente post.Eu gosto muito de Gedeão e de toda a envolvência na vitória sobre os filisteus.Grandes lições para nós! abração

    ResponderEliminar
  2. Pastor João Pedro, sem dúvida.

    De facto, Deus primeiro teve de lidar com Gedeão, para que ele pudesse cumprir o papel que lhe estava destinado. A mudança começa sempre primeiro em nós. Os casos reais da Bíblia, sempre aptos para ensinar!


    Abraço de amizade,

    Florbela

    ResponderEliminar