segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Europa em Contraciclo

As eleições europeias neste fim-de-semana, revelou uma escolha óbvia e clara na força política que irá definir os destinos europeus nos próximos anos.
O PPE saiu reforçado e legitimado para seguir o seu caminho neo-liberal de política financeira, que confia na economia de mercado sem interferências excessivas de qualquer regulador.

Se compararmos esta tendência com a dos EUA, só podemos chegar à conclusão que, a Europa segue um caminho de contra-ciclo, reforçando os que crêem no neo-liberalismo e desconfiam em qualquer regulador que impeça o mercado de funcionar livremente.

A minha preocupação está, em que, não se tirou devidamente as conclusões que uma crise financeira - iniciada nos EUA - tão profunda e forte pressupunham.

Por outro lado há sinais muito preocupantes que este acto eleitoral europeu nos trouxe.
Ao contrário do Presidente Alberto João Jardim - que parece pedir uma suspensão da democracia devido ao crescimento das forças de extrema esquerda - os sinais preocupantes são o crescimento das forças anti-Europa, nacionalistas, xenófobas e até grupos que nada têm a ver com o fortalecimento do sentimento europeu.

Quando são eleitos representantes que vão a votos por causa do livre uso da Internet, modelos de "passerele" ou o caso de Le Pen em França; esses sim preocupam-me e deixam-me intranquilo em relação ao futuro deste continente que me parece ter entrado numa perigosa espiral de alienação em relação à construção europeia.

Vejamos o que isto vai dar, mas ninguém esqueça que o espectro europeu do desentendimento através das armas que resultaram nas últimas duas grandes guerras, não está assim tão distante que nos deixe descansados - porque foram ambientes idênticos que levaram o Nacional Socialismo ao poder na Alemanha.

Como cristão e confiante no controlo global divino sobre a história humana, estou descansado, no entanto como pessoa, preocupado com o preço que se tenha de pagar com as decisões de fundo
que uma Europa magoada e desconfiada toma, nesse caso, estou preocupado.

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário