quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quarta-Feira de Cinzas

Diz a tradição que após os devaneios do Carnaval, logo a seguir a todas as festividades carnavalescas inicia-se o tempo da Quaresma.
A etimologia da palavra Carnaval (adeus á carne), já antecipa a ideia de ser a última oportunidade para festejar dando lugar aos devaneios da "carne".Logo, esta tolerância religiosa a tantos excessos para que depois se entre num período longo de 46 dias até à Páscoa.
A ideia que o nome "quarta-feira de cinzas" transmite pode ser encontrada no 1º testamento quando o devoto como mostra de arrependimento se cobria com saco e com cinzas.
Hoje disfarçado e desprovido de qualquer sentimento verdadeiro de um arrependimento genuíno, assistimos ao início de mais esta quadra que mantém o nome mas ignora o sentido e o propósito.
O arrependimento não pode ser mais realizado com hora e data marcada, mas deve ser uma atitude genuína de alguém que involuntariamente falhou.
Não pode ser um escape para um tempo de exageros e descontrolo moral.
Paulo escreveu que se alguém peca sabendo que está disponível um perdão garantido, não obterá o que deseja porque deu mau uso à misericórdia e graça divinas.

Arrependimento verdadeiro não prevê lugar para nos despedirmos da "carne" com excessos, é antes uma determinação em reconhecer as falhas, abandona-las e tudo fazer para nunca mais as repetir.

Boa noite

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário