terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Ressurgir da Xenofobia

Com os acontecimentos recentes em Inglaterra - a tentativa dos trabalhadores ingleses impedirem os seus congéneres italianos e portugueses de acesso á livre circulação laboral - despertou a Europa para o ressurgir de um problema que parecia estar sanado e sem expressão nos nossos dias.
As dificuldades que todos estamos a sentir, podem despertar o melhor e o pior de nós. Será importante que quem preserva os altos valores da civilização faça algo para que, por causas económicas e sociais, não se justifiquem actos xenófobos - ou outros - que nos envergonhem e façam recuar anos de progresso conquistados a tanto custo.
Creio este é o tempo propício para os cristãos mostrem a sua relevância e importância para o sedimentar dos princípios de liberdade e dignidade do homem.
A igreja, que na sua génese, abole completamente qualquer distinção ou muro de separação; deve levantar bem alto a sua voz para afirmar que mentalidade xenófoba é intolerável e inaceitável para o mundo de cultura cristã.
Qualquer simpatia ou tentativa de defender a segregação a qualquer nível é anticristã e deve ser fortemente combatida em qualquer lugar onde surgir qualquer sintoma desse mal.
Ser o sal da terra é sem dúvida estar do lado da justiça e elevação ética em todos os tempos e situações.

Deus vos abençoe

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário