quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Carnaval e os Excessos

Mais uma vez na época de Carnaval, mais uma vez os comentários que associam este tempo com a despreocupação, os excessos e principalmente a oportunidade de esquecer o que nos preocupa.
Um sujeito responsável pela organização de um dos muitos "carnavais" que se celebram pelo país fora, anunciou estes dias como a oportunidade de esquecer a crise e divertir sem preocupações.
Esta é a mentalidade da fuga, do esvaziamento da mente - tão popular entre nós adquirido pelas religiões e filosofias orientais - que não será nem resposta nem terapêutico para ninguém.
A tradição Católica Romana também não oferece melhor: Fecha os olhos aos excessos porque depois tudo é compensado pela "Quaresma" que inicia logo a seguir ao Carnaval.
Parece que divertimento é sinónimo de excesso, de alienação ou pior hipocrisia compensada com o afligir da alma na preparação da Páscoa.
Deixe-me oferecer uma nova abordagem: Divertimento não implica necessariamente excessos, nem abstracção dos problemas reais que enfrentamos e ainda menos fingimento ou falsa espiritualidade (uma profanação ou sacralização dos tempos; uns para o excesso outros para a introspecção).
Vive livre e alegre tanto no fim-de-semana que se avizinha como nos 40 dias que precedem, sabendo que o Deus de Amor não te condena por seres alegre, dançares, divertires e brincares.
Não te abstraias; sê tu mesmo, alegra-te mesmo que a crise seja grande, pois a alegria de Deus é a tua força!

Vai divertir-te

João Pedro Robalo

2 comentários:

  1. Eu vou divertir-me concerteza, esperamos pelo João Pedro no Retiro de JOvens!!!!
    um abraço
    André

    ResponderEliminar
  2. Lá estarei... e vamos divertir-nos à séria... afinal os cristãos conscientes e livres são as pessoas mais alegres e bem dispostas de todo o planeta terra.

    João Pedro

    ResponderEliminar