quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Emprego em Perigo

Os últimos dias têm sido negros para o emprego de muitas pessoas em todo o mundo.
Ouvir empresas que eram uma factor de estabilidade anunciarem o despedimento de milhares de pessoas, não tem sido nada fácil e faz-nos pensar onde irá tudo isto desaguar.
A "fé" no sistema capitalista está em causa e até mesmo haja quem anuncie a sua morte, tal e qual como sucedeu com o sistema comunista nos anos 90.
Mas uma coisa é inegável, foi precisamente este sistema que equilibrou todas as especulações no campo dos combustíveis e cereais - mesmo contra todas as expectativas e previsões.
No entanto, nada invalida o facto de se estar perante uma crise financeira que se está a espalhar para a economia.
As pessoas estão apreensivas e preocupadas, e têm razão, porque a confiança absoluta num sistema sociológico baseado apenas na perspectiva humana - tal e qual como todos os outros é falível.
É perante situações actuais de crise que a ética cristã se mostra fundamental para a resolução efectiva dos problemas que a crença em qualquer sistema humano sem uma valorização teológica - neste caso sem os princípios ético-cristãos - criam.

Creio - e é uma crença pessoal - que Deus na sua infinita misericórdia e soberania, ainda tem o controlo da situação, para que não se descambe no descalabro nem se entre numa espiral de crise sem solução.
Com isto, quero dizer que a humanidade, os governos, os decisores nesta matéria devem voltar aos valores cristãos da ética, tanto na política como na economia.
Deixo-vos com as palavras de Jesus sobre a preocupação a respeito das questões económicas: Mt.6.33 "Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas"

Bem-haja e Deus vos abençoe

João Pedro Robalo

Sem comentários:

Enviar um comentário