segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Uma Fé que Eleva a Tua Vida

Apesar de ser o tema central do cristianismo, fé, por vezes, continua a ser um dos tópicos menos compreendidos.

Isto não quer dizer que, seja um tema pouco abordado, mas, o que mais se lê, é muito rudimentar, pouco profundo ou pior ainda repetitivo.
Penso que, a razão desta alienação deve-se a certa confusão da expressão que o Apóstolo Paulo usou na carta aos Coríntios (2.4-5) "A minha palavra e pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus"

Na minha interpretação - não me retraio a fazer uma leitura exegética do que leio - o Apóstolo, não se está a referir a outra coisa que não á pregação e palavra; como tal, não é contra o ensino que está a insurgir-se, mas contra a mera sabedoria humana que dispensa a iluminação e revelação que só o Espírito Santo é capaz de oferecer.

A fé deve apoiar-se na palavra de Deus, no ensino sólido e claro sobre a doutrina que estrutura o cristianismo.
Não encontro uma disparidade entre o ensino e o poder do Espírito Santo. Aliás, sem esse ensino sólido e bem fundamentado nas Escrituras Sagradas, que diferença residirá entre alguns comportamentos, ditos manifestações do Espírito, e, outros que também usam o mesmo rótulo.

Se a experiência é elevada a padrão ou referência, acima ou apesar da doutrina, qual a segurança para a autenticidade do que é de Deus ou não?
Creio que esta é a questão central a não ser desprezada nem perdida pela igreja cristã actual.

Estamos perante uma nova realidade espiritual definida pelo sensorial e a experiência - realidade que não é nova - onde a doutrina é desvalorizada, ou pelo menos, secundarizada.

Pessoalmente não "embarco" nesta onda - apesar de necessitar adaptar-me - pois creio que, mais que nunca, uma doutrina bem solidificada é essencial.

O relato bíblico de Actos dos Apóstolos cap.8 é sintomático nesta temática.
Filipe representa uma nova geração que demonstra acção pelo poder do Espírito Santo, com um impacto tremendo em Samaria - qualquer um de nós gostaria de ter esta ousadia e resultados - que atraiu o mágico Simão.

É interessante observar a facilidade da sua nova adaptação á mensagem do evangelho - demonstrada por sinais, prodígios e maravilhas que o Espírito Santo operava através de Filipe - sem qualquer incompatibilidade ou restrições.
Só quando os Apóstolos Pedro e João entram em cena - com a autoridade doutrinal e teológica - a diferença é estabelecida sem reservas ou equívocos.

Acredito que os aspectos sensoriais e emocionais da vida cristã devam ser valorizados e bem enquadrados, mas sempre - reafirmo; sempre - devam submeter-se aos aspectos doutrinais e teológicos para uma experiência saudável e madura em Cristo.

A nossa fé firma-se e baseia-se na Palavra de Deus não na experiência, muito menos no que vemos.

Pregar a palavra e ensinar a verdade e com verdade, são a grande tarefa que os cristãos em geral devem assumir em resposta á grande comissão que nos foi confiada por Jesus: Fazer discípulos do Mestre e ensinar a guardar o que nos mandou guardar.

Bem-haja

João Pedro Robalo

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Aliás, tudo que é feito pelo Espírito Santo está contido na palavra, mesmo por vezes as coisas difíceis de explicar.

    Honestamente acho que ainda conhecemos pouco do "universo" da palavra.

    E quando Deus faz algo novo que nunca vimos, não precisamos de agir de forma esquisita, porque normalmente, já por si, é algo diferente o suficiente que não necessita da "nossa ajuda"...

    Boa Pastor!

    ResponderEliminar
  2. Otimo Pastor João Pedro texto! Exulto quando vejo alguem sair da mesmice chavônica acerca deste tema!

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Danilo

    Já sigo o seu Blog, todos os dias costumo consultar o que - ou outros - publicam.

    Muito corajoso, frontal e "agressivo" qb, para levar os cristãos a pensar e a sairem do marasmo que a muita ignorância os tem levado.

    abraço fraterno,


    João Pedro

    ResponderEliminar