segunda-feira, 6 de abril de 2009

Terramoto em Itália e a Vinda de Jesus

Hoje uma grande catástrofe abateu-se sobre Itália, mais propriamente na região de Abruzzo e que na altura desta crónica já haviam contabilizadas cerca de 150 mortos.

O que mais revolta são as notícias de um cientista que previu este sismo, não lhe tendo sido dada a devida atenção que provavelmente teria evitado muitas mortes.

Para além da desgraça que surgiu sobre os cidadãos transalpinos sempre aparecem pessoas que querem associar estes acontecimentos com a proclamada e esperada vinda de Jesus de novo à terra.

Em muitos púlpitos de igrejas evangélicas - e não só - nesta semana serão anunciadas mais catástrofes e misérias como sendo os tão falados "sinais do fim".

Na verdade, a Bíblia situa estes terramotos circunscritos a uma região e principalmente a uma geração. Aquela geração que Jesus chamou de: "Perversa e adúltera" que rejeitou e crucificou o Messias enviado por Deus.

Se não situarmos as profecias de Jesus dentro dos limites que o próprio delineou, estaremos sempre a olhar para cada catástrofe ou tempo difícil, a questionar se será esta a tal que antecede uma cadeia de acontecimentos que precipitação a vinda de Jesus.

Com esta mentalidade em vez de surgirmos como uma ferramenta de ajuda e solidariedade perante momentos tão difíceis para as populações; criamos um raciocínio de inevitabilidade e fatalismo redutores que paralisam a igreja quando ela é mais necessária.

Por vezes nem sei se não há um certo prazer mórbido evangélico, perante tão grandes desgraças que assolam a humanidade. Este estado de mentalidade incomoda-me e deixa-me triste, porque não percebemos, como se perdem oportunidades únicas de sermos a força solidária que surge no meio de tanto sofrimento humano.

Jesus vai voltar, disso não há dúvida, mas não são estes sinais que anunciam esse regresso; mas será a igreja, triunfante e gloriosa, que fará notório que o Salvador estará para regressar triunfante pois os seus inimigos estão sujeitos aos seus pés.

Será muito mais proveitoso que os cristãos - onde quer que uma situação idêntica surja - se mostrem solidários, não conformados, mas actuantes para minimizar a dor e o sofrimento de quem tanto perdeu nesta catástrofe.

A igreja de Jesus está neste mundo para reinar e conquistar; mas também para ser solidária e graciosa perante as desgraças dos nossos concidadãos, mostrando que na dor e no sofrimento, Jesus é o melhor amigo, consolo e força para recomeçar de novo a nossa vida depois de tanta desgraça.

O mundo conta connosco, vamos dar a mãos e ser solidários com os que sofrem!

Deus guarde proteja a nação Italiana com, bondade e favor.

João Pedro Robalo

6 comentários:

  1. Caro Pastor João Pedro Robalo

    Dou lhe os parabéns por este seu post, e pela sua enorme lucidez, tomara a muitos Cristãos que também a tivessem.

    Saudações Cordiais!

    Esc. Ricardo Barroso, SJ

    ResponderEliminar
  2. é na verdade o que esta acontecendo sinais visiveis da presença de cristo, entronizado como rei nos céus, depois de expulsar os anjos rebeldes para a terra segundo rev.12:7-12 dentro em breve vai trazer o seu reino que segundo daniel 2:44 vai eliminar todos os corruptos e seus apoiantes e vai transformar o mundo todo num paraiso onde todos serão justos e pacificos onde não terá lugar o sofrimento
    salmo 37:10, 11 ,29 rev.21:3,4
    haverá fartura de alimentos e todos os povos serão uma familia, mas a paz não virá atravéz de governo humano....
    Jeremias 10:23 mostra isso.só o Reino Do qual Jesus é rei é que vai preparar a humanidade e levá-la á prefeição, pois este sempre foi o propósito de Deus desde o inicio!!!
    um Abraço e felicidades
    Armindo Diogo

    ResponderEliminar
  3. As Escrituras não falam só de catastrofes e tempos dificeis, mas de boas novas para os que dão ouvidos e se preparam desde já, por harmonizarem sua conduta com os requisitos de cristo, por serem pessoas honestas pacificas e se amarem umas ás outras independentemente de sua cultura étnia ou posição social, todos somos irmãos visto só haver um Deus Todo-poderoso, não há lugar para conflitos Religiosos, Politicos, ou Sociais no novo Mundo ou na Sociedade Humanda que Residirá na terra quando Cristo Reinar..
    um abraço a todos
    Armindo

    ResponderEliminar
  4. Caro Armindo Diogo!

    Quanta insensatez!

    Jesus não vai expulsar nem anjos rebeldes, nem malfeitores, nem coisa nenhuma. A Bíblia não deve ser lida de forma literal.
    As catástrofes naturais e mesmo as artificiais não são fruto de nenhuns sinais da presença de Cristo, mas são acontecimentos que sempre aconteceram e que sempre acontecerão, a diferença ocorre que hoje em dia temos plena informação do globo, enquanto que antigamente um terramoto no Brasil, não se sabia em Jerusalém.

    um Abraço Armindo.

    ResponderEliminar
  5. Excelente seu comentário, nunca havia visto por esse lado.
    Mudou minha maneira de ver esses acontecimentos.

    Um abraço, graça e paz !!!
    Gustavo Sigolo

    ResponderEliminar
  6. Todos vocês deverão ficar atentos, porque não tardará a vinda gloriosa do Senhor Jesus Cristo neste mundo para nos libertar de vês da sedução malígna.
    Um Abraço
    Tony

    ResponderEliminar